Guia Rápido do Vídeo Gerado pelo Cliente

Guia Rápido do Vídeo Gerado pelo Cliente
13 jun 2014

Imagine se houvesse uma maneira muito simples de transformar clientes em porta-vozes para o seu negócio.

Isso é possível com o novíssimo conceito de Vídeo Gerado pelo Cliente (User-Generated Video) e com as plataformas que estão surgindo para permitir que clientes, usuários e fãs criem vídeos para você e sua empresa.

Estas plataformas transformam o processo de gravação e envio do vídeo em uma experiência agradável para eles.

Um cliente pode agora facilmente gravar em casa ou em qualquer lugar usando uma webcam, smartphone ou tablet. E então ele aparece no seu site ou nas mídias sociais de forma instantânea.

Você também pode fazer a moderação, escolhendo e aprovando os melhores vídeos que serão exibidos em seu site, blog ou em redes sociais.

Também, fica mais fácil hospedar os vídeos com reprodução instântanea (sem buffering), compartilhar e analisar os dados de engajamento e de comportamento das pessoas que assistem os vídeos.

Nestes vídeos, seus clientes e fãs podem se expressar de diversas formas:

1. Dando opiniões sobre você ou sua empresa
2. Fazendo avaliações (reviews) de seus produtos
3. Dando depoimentos
4. Dando feedback de eventos
5. Contando um estudo de caso ou uma história (storytelling)
6. Comentando artigos no seu blog por meio do vídeo
7. Participando de competições criadas por você

Transparência e Credibilidade

Conteúdo gerado pelo usuário (User-generated content) é uma das ferramentas mais eficazes para construir credibilidade para as empresas.

Um estudo da eMarketer revela que as opiniões de clientes sobre uma empresa e seus produtos são percebidas como 12 vezes mais confiáveis do que as informações fornecidas pela própria empresa.

E nós sabemos: é difícil acreditar numa empresa falando bem dela mesma!

Só que atualmente, a demanda por conteúdo gerado pelo usuário está casada com o vídeo.

Acontece que os vídeos profissionais são caros por terem alta qualidade e algumas vezes as pessoas são pagas para endossar um produto ou serviço.

Já vídeos gerados por clientes não são glamorosos, mas são reais, verdadeiros, não há manipulação…

A simplicidade e a honestidade destes vídeos são o que os diferencia de outras táticas de publicidade.

E é por isso que você vai ver essa ferramenta sendo implementada cada vez mais pelas empresas nos próximos anos. 

Cinco Motivos Para Usar

1. Você deixa que seus clientes, usuários e fãs façam o trabalho por você.

2. Você aproveita todo o entusiasmo e autenticidade destas pessoas. Isso gera credibilidade e autoridade para o seu negócio.

3. Estas pessoas podem ser muito mais criativas e inovadoras para falar de você ou do seu produto. É difícil uma equipe de marketing ou uma agência de publicidade competir com a criatividade dos fãs.

4. Estas plataformas facilitam todo o processo de captura, votação, compartilhamento e engajamento dos vídeos.

5. Você pode medir o desempenho de suas campanhas, bem como o desempenho de cada vídeo para saber o que está convertendo em todos os canais digitais. 

As Cinco Melhores Plataformas

Aqui estão as 5 melhores plataformas para que seus clientes, usuários e fãs possam facilmente gravar e enviar vídeos usando uma webcam, tablet ou smartphone.

Todas estas plataformas tem uma interface fácil para coletar os vídeos, gerenciar e analisar relatórios e estatísticas. 

#1 Nimbb

Nimbb

Na Nimbb, os vídeos que você recebe podem ser incorporados em seu site ou baixados no formato FLV e MP4. A plataforma possui tecnologia de streaming para reprodução instantânea. São oferecidos 6 tipos de assinaturas e tem um plano Gratuito que permite você receber vídeos de até 30 segundos. O plano mais básico começa com 100 capturas de vídeo (de até 5 minutos cada). 

#2 Bravo

Bravo

A Bravo oferece uma ferramenta simples e intuitiva . Os vídeos podem ser incorporados em seu site ou baixados no formato FLV. A plataforma oferece 30 dias de teste gratuito e há 4 planos. O plano mais básico começa com 5 vídeos por mês (de até 2 minutos cada).  

#3 Authntk

Authntk

Authntk também tem uma plataforma fácil de usar que inclui ferramentas de mídia social, permitindo que o conteúdo seja transmitido por e-mail, Twitter e Facebook. Também inclui um mecanismo de análise, que ajuda a identificar os principais influenciadores. 

#4 VideoGenie

Video Genie

A VideoGenie permite que os clientes gravem vídeos diretamente para o seu site, blog e página no Facebook. Os clientes podem enviar seus vídeos por e-mail diretamente para o seu painel de moderação e você pode permitir que sua comunidade modere os vídeos através de parâmetros que você fixar. A VideoGenie seleciona o melhor vídeo a ser exibido para cada visitante baseado em seu algoritmo de engajamento. 

#5 EXPO TV

Expo

Esta plataforma se concentra na criação e distribuição de vídeos para impulsionar o engajamento e a conversação em seu site. A EXPO administra os vídeos para se certificar de que eles são relevantes, impactantes e seguros para as empresas.

 As 5 Etapas do Processo

Geralmente o processo acontece da seguinte forma:

1)     Definição

Você começa nomeando sua campanha e escolhendo um prazo para publicação dos vídeos. Em seguida, informa que assunto seus clientes devem falar e em quanto tempo (minutos ou segundos).

2)     Captura

Seus clientes, usuários e fãs irão gravar os vídeos usando o software de uma destas plataformas e com uma webcam, tablet ou smartphone.

Em algumas plataformas você configura facilmente uma página de captura de vídeo com a sua logo e cores que desejar. Depois de configurada, clica no botão “obter o código’ e copia esse link. Em seguida, basta colar esse link em um e-mail e enviá-lo para seus clientes para que possam enviar os vídeos.

3)     Moderação e Aprovação

Você é notificado cada vez que um vídeo é enviado por um de seus clientes. Basta acessar a página (ou conta) e assistir ao vídeo, aprovar ou rejeitar.

Depois de aprovar um vídeo, você pode notificar o cliente automaticamente – via e-mail – de que o vídeo já está online e incentivá-lo a compartilhar via Twitter, Facebook, LinkedIn, Google+, etc.

Quando o conteúdo é reprovado, o sistema notifica o usuário sobre a razão, para que ele possa corrigir.

4)     Distribuição

Você pode incorporar os vídeos individualmente em seu site ou blog ou usar recursos de uma lista de reprodução (Playlist). Basta copiar e colar algumas linhas de código e os vídeos recém-aprovados são adicionadas automaticamente.

O player de vídeo é configurado facilmente em seu site. Você pode até escolher as dimensões e o layout do seu player e a ordem em que os vídeos aparecem.

Essas plataformas possuem conectores de distribuição em mídias sociais para compartilhar os vídeos através de e-mail, Twitter, Facebook e YouTube, ampliando a sua mensagem para um público muito mais amplo.

5)     Análise

Você também pode medir o desempenho de cada campanha. Estas plataformas têm relatórios que fornecem métricas para analisar o desempenho da plataforma de vídeos.

Você pode ver resumos precisos sobre as visualizações, sobre o engajamento ou descobrir tendências complexas no comportamento do consumidor. A compreensão destes dados de vídeo permite que você maximize o impacto do conteúdo, expandindo sua influência social.

O que você acha dessa nova ferramenta? Compartilhe suas idéias aqui com a gente!

Deixe seus comentários abaixo


Lilia Porto

Lilia Porto é criadora da TamaPitch e especialista em Video Marketing. Também é curadora de conteúdo do site O Futuro das Coisas. Twitter: @liliapcastro | Google+

Observações

  1. Que a paz de Cristo esteja com vc e sua família.
    Como sempre vc enviando preciosas informações e conteúdo.
    Sucesso e paz.
    Forte abraço.
    Og

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *