Qual o Erro No 1 do Vídeo Marketing (Parte 1/3)

Success business concept: arrows hitting the center of target, Green Video Marketing on wall background, 3d render
14 jan 2013

O seu investimento em vídeos tem que compensar!

Nesta série de 3 posts, você conhecerá o Erro Número 1 no Vídeo Marketing.

Antes de investir seu TEMPO-ENERGIA-DINHEIRO em vídeos, você saberá qual estratégia deve focar e quais são os elementos de um vídeo que atrai Leads (potenciais clientes) e os transformam em clientes satisfeitos!

Qual das três estratégias abaixo você considera a melhor para o seu negócio?

A) Quantidade: “Quero produzir muito conteúdo em vídeo. A meta é ter MUITOS vídeos no meu site e no meu canal do YouTube. Quero conquistar a fama, expandir a minha audiência e gerar tráfego para promover meus produtos!”

B) Qualidade: “Pretendo investir na produção dos meus vídeos. Quero que eles tenham qualidade de “cinema”, como os vídeos das grandes marcas! Quero impressionar os meus clientes e potenciais clientes!”

C) Conteúdo: “Devo planejar minuciosamente o conteúdo dos meus vídeos. Quero que eles sejam úteis para o meu público! Quero envolver as pessoas e conduzi-las numa rota até um ponto-alvo que desejo”.

Você se identificou com alguma destas estratégias?

Então, espere um pouco e conheça agora quais são os três desperdiçadores de TEMPO-ENERGIA-DINHEIRO.

Ao eliminar estes desperdiçadores de sua estratégia, você pode alcançar grandes resultados com os vídeos que irá criar.

Você está pronto?

Imagem Parte 1 (texto)

Desperdiçador #1: Sentir Pressão Para Criar Muitos Vídeos

Se você escolheu a Estratégia “A”, deve acreditar que criar muitos vídeos pro seu site e YouTube poderá gerar um exército de leads para o seu negócio.

Você deve imaginar que quanto mais vídeos, mais pessoas serão atingidas e os motores de busca (Google, YouTube, Bing, etc) irão perceber o seu esforço e recompensar com um suprimento infinito de tráfego que converte.

Há uma boa chance disso acontecer, mas saiba que: Não é o fato de muitas pessoas assistirem ao seu vídeo, que elas irão se tornar clientes potenciais!!! Você pode gerar fontes de tráfego boas e ruins!!!

Além disso, se você está iniciando um negócio agora, e tem poucos clientes/assinantes/visitas no seu site ou canal do YouTube, adicionar mais e mais vídeos não vai garantir tráfego qualificado e muito menos garantir conquistar mais clientes e assinantes!

Vamos dizer que você tem apenas 100 assinantes no seu blog ou 100 visitas/dia no seu site. Quais são as chances de que uma dessas pessoas vai assistir e adorar o seu conteúdo, a ponto de se envolver mais com o seu produto e compartilhar com todos os seus amigos sobre ele? 1%? 10%? 100%?

Há uma boa notícia…

Você não precisa gerar uma infinidade de vídeos! Você apenas tem que trabalhar corretamente em cima de um vídeo específico ou de poucos vídeos (por vez) e direcioná-los para as mãos das pessoas certas!!!

Isso vai lhe dar um alívio tremendo, não é verdade? Elimina completamente o seu stress e te dá tempo e espaço para você concentrar no poder de conversão do seu vídeo!

Agora vamos para o segundo grande desperdício.

Desperdiçador #2: Investir Pesado na Produção dos Vídeos

Se você escolheu a Estratégia “B”, deve acreditar que um vídeo tecnicamente bem produzido e bem dirigido, com efeitos sofisticados de computação gráfica, uma pessoa (pode ser você!) bem vestida e atraente, irá causar uma forte e positiva impressão nos espectadores.

Isso poderá acontecer, mas entenda que: Não é o fato de seu vídeo ter qualidade profissional, com iluminação, cores e efeitos requintados e trilha sonora emocionante, que as pessoas ao assistirem, serão tocadas por uma varinha mágica, transformando-as em clientes potenciais!!!

Isso você já sabia, não é verdade?

E isso também elimina de você o stress em achar que tem que investir muito dinheiro nos vídeos. E melhor ainda, não precisa mais se preocupar se você é atraente ou não! 

Finalmente, chegamos ao terceiro grande desperdício.

Desperdiçador #3: Não Criar um Conteúdo Persuasivo e Conversor

Se você escolheu a Estratégia “C”, você entende que o vídeo deve conectar-se com o problema do seu público. Você quer ajudar as pessoas com o seu vídeo.

Você também quer melhorar a experiência de escolha e de compra do seu cliente, aumentando a satisfação dele com o produto comprado.

E, PARABÉNS!!! VOCÊ ESCOLHEU A ESTRATÉGIA CERTA!!!

E aqui revelo, o Erro No 1 no Vídeo Marketing:

1) Não adianta produzir 1 vídeo por dia!

 2) Não adianta investir centenas ou milhares de reais em cada vídeo!

Tudo isso é desperdício de TEMPO-ENERGIA-DINHEIRO se:

1) Os Seus Vídeos Não Ajudam as Pessoas!

2) Os Seus Vídeos Não Tem uma Estratégia de Conversão!

Agora que vimos os 3 grandes desperdiçadores de tempo-energia-dinheiro, você tem UM objetivo:

Transformar clientes para o seu negócio.

Então qual a melhor estratégia para focar?

Sem dúvida nenhuma, seu foco deve ser em:

Estratégia de Conteúdo Atrelado a Negócios!

Para isso você deve:

1)     Posicionar o seu vídeo como um FACILITADOR, como SOLUÇÃO de um problema para o seu público-alvo! Proporcionar com o seu vídeo uma EXPERIÊNCIA ESTIMULANTE E AGRADÁVEL durante o processo de escolha e de compra do seu cliente.

2)     Usar o MARKETING DE CONVERSÃO nos seus vídeos.

Não importa se você vende produtos digitais ou produtos físicos. Se você tem uma loja pequena ou uma indústria. Se você é um empreendedor, um prestador de serviço ou um profissional liberal.

Com certeza o vídeo pode trazer grandes resultados para o seu negócio, se você seguir esta estratégia!

Na Parte 2 e na Parte 3 deste material

– Como usar o vídeo para melhorar o nível de informações para o potencial comprador e aumentar a satisfação com o produto comprado.

– Como usar o vídeo para aumentar as taxas de conversão de clientes.

– O que um vídeo conversor deve conter.

– Como descobrir qual vídeo converte mais.

Você vai saber tudo isso nos próximos dois posts.  Agora, a gente gostaria de saber o que você achou. Deixe seus comentários abaixo!

Deixe seus comentários abaixo


Lilia Porto

Lilia Porto é criadora da TamaPitch e especialista em Video Marketing. Também é curadora de conteúdo do site O Futuro das Coisas. Twitter: @liliapcastro | Google+

Observações

  1. […] Parte 1 e Parte 2 desta série, vimos que o pior erro do Video Marketing é não usar o Marketing de […]

  2. […] Parte 1, nós vimos que o vídeo conversor de clientes costuma enfrentar o problema, apresentar uma […]

  3. Obrigado Lilia!

    Seu conteúdo é a própria estratégia sendo aplicada na prática.

    Ajuda e esclarecer dúvidas e despertar ideias.

    Parabéns!

  4. Otimo conteúdo!Parabéns Lilia!
    Que sorte! estou no caminho certo e esperando os oustros posts.

  5. Ricardo S. G Diz: maio 8, 2013 at 9:58 pm

    Lilia, Otimo conteudo e explicaoes. Gostaria de saber mais tambem sobre extrategias de persoazao (Persuasion) que voce sugere ultilizar. Tanto seu site como video e principalmente o conteudo e top notch. parabens, Ricardo

    • Lilia Porto Diz: maio 19, 2013 at 6:45 pm

      Oi Ricardo, criei uma série de 6 vídeos sobre os princípios da Persuasão que podemos usar nos nossos vídeos. Por favor veja estes vídeos lá no meu canal do YouTube ou aqui mesmo no blog. Qualquer dúvida ou queira trocar uma ideia é só dizer. Abraço e seja bem-vindo!

  6. Na realidade toda a prática empresarial moderna deve ser orientada ao cliente. É simples: o cliente gostou, comprará.
    abraços

  7. Sandra Maria Diz: maio 19, 2013 at 6:41 pm

    Lilia,
    Tive o privilégio de conhecer o seu trabalho através das divulgações do Seiiti Arata.
    Apesar de “ainda” não estar inserida no mercado de trabalho como empreendedora,venho buscando me cercar de conhecimentos e informações para ofertar serviços com qualidade e confiabilidade para o cliente.
    PARABÉNS pela sua iniciativa, ela motiva e nos orienta a buscar ferramentas e opções que atendam a ambas as partes (Empreendedor e cliente).

  8. To gostando. Só faço uma crítica a fim do material ficar ainda melhor. Comparando com seus vídeos o texto se torna um pouco fraco, pois, no vídeo a mensagem fica mais clara devido a tonalidade da voz e expressões corporais. O texto cumpre o objetivo mas nos vídeos fica mais evidente que o seu conhecimento sobre o assunto é grande. Obrigado e continue pois ta bem promissor. =)

    • Lilia Porto Diz: maio 27, 2013 at 2:12 am

      Oi Silvano, muito obrigada! Você tem razão, não se pode comparar vídeos com textos. O primeiro é muito melhor pra comunicação. Por isso estou focando os post em vídeo. Obrigada por tudo e seja bem vindo!

  9. Olá Lilia tudo bem?

    A qualidade dos materiais que vocês estão postando é muito boa.

    É bom ter noções exatas de como fazer e porque fazer vídeos.

    Muito obrigado!

    • Lilia Porto Diz: maio 31, 2013 at 1:51 am

      Olá Romeu, tudo bem!Isso mesmo, o vídeo é um grande aliado na nossa comunicação, precisamos aprender a usá-lo bem! Seja bem-vindo!

  10. Liliam Lemos Diz: maio 31, 2013 at 10:42 pm

    Adorei seus videos e posts. Exemplo prático da persuasão on line.Você é autoridade.Parabens

    • Lilia Porto Diz: junho 1, 2013 at 1:47 am

      Oi Liliam (quase xará)! Muito obrigada e seja bem vinda ao nosso Grupo! Espero que você continue gostando muito daqui! Um grande abraço!

  11. Ademar Magi Junior Diz: junho 21, 2013 at 1:49 am

    Material muito rico principalmente para iniciantes como eu.

  12. naomi greice Diz: junho 30, 2013 at 4:54 pm

    Parabéns pelos vídeos, estou gostando muito de conhecer o teu blog e o material que você disponibiliza é muito valioso. Estou fazendo o Launch Formula, imagino que vc também vem de lá. O que vc achou?

    • Lilia Porto Diz: julho 1, 2013 at 1:40 am

      Oi Naomi! Muito obrigada. Participei do workshop do FL em abril em SP. Espero que você goste dos próximos vídeos e dos futuros cursos. Abraços e seja bem-vinda!

  13. Olá Lilia,

    O conteúdo que você transmite envolve todos aqueles gatilhos mentais comentados em outros vídeos, apesar do Seiiti não gostar da palavra, deixa pra lá. Também acho ele fantástico. E o caminho é este, simplicidade, direto ao ponto e você consegue isto de forma soberba.
    Atualmente estou planejando divulgar meu trabalho aos empresários locais, falando sobre o que o marketing digital e as redes sociais podem contribuir para o crescimento dos seus negócios. Quero passar valor, experiência. Neste aspecto, gostaria de contar com sua experiência para o sucesso desta empreendimento.

    Sucesso e bom trabalho pra você!!

    Orozimbo H Rosa
    Curitiba/PR

  14. Lilia, adorei seu material. As suas dicas são excelentes e vão me ajudar bastante no meu negócio. O conteúdo dos seus vídeos são incríveis em todos os sentidos. Sucesso!

    Abraço,
    André Fogaça

  15. Junior Martins Diz: agosto 22, 2013 at 10:58 am

    Muito bom!
    Parabéns!

  16. Excelente conteúdo Lília, dicas valiosas e que irão me ajudar muito no empreendimento digital que estou iniciando.

    Descobri seu site depois de assistir a um bate papo seu com o Seiiti Arata no Youtube. Estou me aprofundando no assunto e finalizando o conteúdo inicial do meu blog, que irá compartilhar esse conhecimento que venho adquirindo sobre marketing digital.

    Foi uma grata surpresa encontrar um material sobre a utilização dos vídeos, feito por uma brasileira. Acompanho vários blogs no exterior e penso que realmente o vídeo é realmente uma ferramenta fantástica para ser utilizada por pessoas e empresas.

    Parabéns mais uma vez.

  17. MUITO BOM LILIA

  18. muito bom, bem objetivo e certeiro. não precisa encher linguiça como muitos fazem.

  19. Parabéns Lilia estou aprendendo muito com você. Gostaria muito de poder ter uma consultoria sua específica para o meu Projeto. Certamente meu negócio iria deslanchar.
    Deus te abençoe muito

  20. Que a paz de Cristo esteja com vc e sua família.
    Foi muito precioso a Ana me enviar o seu lik.
    Agora recebo esa excelente lição sobre postagem de vídeos. Estou trabalhando para lançar o meu primeiro vídeo, e este conteúdo me foi de extrema valia. Fico aguardando os outros.
    Forte abaço
    Og

    • Olá OG! Adimiro muito o trabalho da Ana Lopes e fico feliz por ela ter recomendado a você a Tama Pitch. Sucesso nos seus projetos. Grande abraço! Lilia

  21. OPS
    Correções
    excelente lição
    foi de extrema valia rsrs

  22. Fico tão feliz por estar conhecendo tudo isso agora, quando ainda iniciarei a produção dos meus vídeos. Quanta sinuosidade será evitada no meu caminho ao encontro dos meus futuros clientes. Comprei o curso “A Alta Influência” e ontem, logo no primeiro módulo, já aprendi tanta coisa fundamental, tive tantos insights! Recomendo esse curso a todos os que desejam iniciar ou melhorar sua produção de vídeos. Comprem e aprenderão a fazer exatamente as coisas que são importantes para converter seus visitantes em clientes qualificados.

  23. Axel, fico extremamente feliz em saber que você está gostando do curso, extraindo de lá coisas úteis e tendo insights. Agradeço a você por fazer parte dessa comunidade aqui e ser a razão de tudo isso aqui existir. Grande abraço!Lilia

  24. Patricia Vargas Diz: maio 5, 2014 at 3:39 am

    Lillia:

    Minha área é vendas B2B e estou no meio, atuando como representante comercial na área de moda. Venho estudando a prospecção de clientes através de vídeos e comecei a produzir meus primeiros há pouco tempo e fiquei muito satisfeita de tomar conhecimento do teu trabalho e de constatar que estou no caminho certo, apesar de ter que aprender muito! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *