Como falar bem no momento de gravar o seu vídeo

Como falar bem no momento de gravar o seu vídeo
23 out 2015

E aí, como está a sua comunicação?

A comunicação é vista como uma competência super valorizada, passando uma ideia muito forte de como nós somos e como estamos nos sentindo.

A nossa voz, a forma como falamos, os nossos gestos, a postura e a expressão facial podem tanto transmitir sinais positivos quanto sinais negativos para quem assiste nossos vídeos.

No caso dos sinais negativos, é interessante que a gente consiga identificá-los para poder interferir e melhorar, já que podem passar imagens inadequadas à nosso respeito.

No momento de gravar o seu vídeo, o ideal é que você tenha tido um preparo prévio tanto para que se sinta confortável e seguro, quanto para saber como transmitir sinais positivos para as pessoas. Isso vai funcionar como a sua marca pessoal, o seu estilo próprio.

Esses sinais na prática são emitidos para as pessoas por meio de três condições:

A primeira é a condição corporal: o movimento do corpo, a maneira como você se coloca e os gestos que você utiliza.

A segunda é a maneira como você fala:  as inflexões que você coloca na sua fala, as pausas, as ênfases que você também utiliza na sua apresentação.

E, a terceira, são os aspectos vocais, que estão relacionados à maneira como você utiliza sua voz.

Esses três grupos de características vão produzir impactos nos espectadores do seu vídeo e é sobre cada um deles que a Leny Kyrillos vai falar nos vídeos abaixo.

A Leny é fonoaudióloga e parceira na área de Video Coach aqui na Tama Pitch. Nestes vídeos curtinhos, ela dá várias dicas que você pode usá-las no contexto do seu vídeo e manter o público interessado no que você tem a dizer.

1- Postura

55% do impacto da nossa comunicação vem da imagem do nosso corpo. Aqui, a Leny fala das 3 características principais e dá dicas para você passar uma boa impressão.

 

2- Gestos

Neste vídeo a Leny explica os tipos de gestos que usamos de maneira natural e dá dicas de posições neutras.

 

3- Expressão Facial

O rosto é visto pelo seu interlocutor ou espectador a partir de dois planos: da ponta do nariz pra cima e da ponta do nariz pra baixo. Aqui, a Leny ensina como harmonizar o conjunto.

 

4- Voz: Qualidade e Tom

A sua voz transmite a sua personalidade. Agora a Leny explica quais os cuidados você deve ter para usar a voz de maneira eficiente.

 

5- Voz: Ressonância

A voz é amplificada por três cavidades de ressonância que nós temos. O ideal é usar essas três cavidades de forma equilibrada para transmitir uma imagem de conforto, firmeza e sensatez.

 

6- Voz: Intensidade e Articulação

Para cada situação você deve ajustar a intensidade da sua voz, ou seja, o volume adequado, para não sofrer a rejeição das pessoas. Nesse vídeo, a Leny também dá dicas sobre o ajuste da articulação, ou seja, como equilibrar o movimento da boca para buscar um impacto positivo.

 

7- Fala: Entonação e Pausa

Você pode modular a entonação da sua voz, dependendo de cada situação e da mensagem que vai transmitir. Aqui, a Leny também explica como usar e dosar as pausas.

 

8- Fala: Ênfase e Vogais

Neste último vídeo, a Leny explica porquê é fundamental enfatizar algumas palavras, ou seja, marcar alguns trechos da sua apresentação para chamar a atenção do público, como também mudar o tempo de duração das vogais.

 

Se você gostou e quer entender mais sobre como falar bem para conquistar o público que irá assistir o seu vídeo, conheça o trabalho que a Leny faz aqui no Video Coach.

Deixe seus comentários abaixo


Lilia Porto

Lilia Porto é criadora da TamaPitch e especialista em Video Marketing. Também é curadora de conteúdo do site O Futuro das Coisas. Twitter: @liliapcastro | Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *