8 Técnicas Influentes de Copywriting

8 Técnicas Influentes de Copywriting
24 set 2013

Dificuldade em inspirar e motivar o seu público?

Então continue lendo. Você vai ver 8 técnicas influentes de copywriting (redação) que comprovadamente funcionam para criar relacionamento e gerar vendas.

Em qualquer tipo de comunicação que você utiliza, seja vídeo, texto, áudio, imagens, telefone, a COPY é necessária se você precisar:

– Inspirar

– Influenciar

– Motivar as pessoas à ação

Lembrando que a BOA influência é SEMPRE um exercício para criação de uma situação GANHA-GANHA entre você e o seu público.

Vamos conhecer as 8 técnicas da escrita influente.

1. Repetição

Pergunte a qualquer especialista e autoridade em psicologia: a repetição é algo essencial na escrita influente.

Repetir demonstra que você acredita no que está dizendo e reforça sua mensagem.

Para que essa técnica seja otimizada, coloque sua ideia ou argumento de diferentes maneiras: usando um exemplo; uma história; uma citação de uma pessoa famosa; e o seu resumo ou conclusão no final.

2. Porque

O PORQUE é uma palavra muito poderosa. Estudos psicológicos mostram que as pessoas estão mais propensas a concordar com um pedido se você simplesmente der uma razão … mesmo que essa razão não faça sentido nenhum.

Não gostamos de fazer as coisas sem uma explicação razoável. Para que as pessoas sejam receptivas aos nossos pedidos e às nossas ideias, devemos sempre dar razões.

3. Comparações

Metáforas e analogias são bons elementos da COPY influente. Quando você relaciona o que você está comunicando a algo que o leitor ou o espectador já aceita como verdade, ele será mais receptivo.

Às vezes você pode comparar maçãs com laranjas (para usar uma metáfora cliché, mas eficaz). Mas não compare o preço do seu curso online com o preço de cursos semelhantes. Compare com o preço de um seminário ao vivo ou com a sua hora de consultoria.

4. Atiçar e Solucionar

Primeiro, você identifica o problema e qualifica o seu público. Então você atiça a dor dele e em seguida oferece a sua solução como resposta para resolver a dor.

Atiçar não significa ser sádico. Significa gerar empatia. Você quer que o seu cliente/ leitor/ espectador saiba que você entende bem o problema dele porque você lidou com isso e tem experiência nisso.

5. Prognosticar

Aqui é fazer o seu público vislumbrar o futuro. É mostrar de forma convincente os ​​resultados futuros que ele pode alcançar.

Esta estratégia é construída inteiramente em credibilidade. É dar essa visão de futuro, de transformação, baseada nas suas credenciais ou experiência.

6. Tribo

Os seres humanos são excludentes por natureza. As pessoas querem fazer parte de grupos seletos, especiais.

Então esta é uma técnica utilizada nas melhores cartas de vendas: descobrir o que os potenciais clientes querem e oferecer a eles um convite para se juntar e participar de uma “tribo” exclusiva.

7. Objeções

Conhecendo bem o seu nicho e a sua audiência, você conhecerá de antemão as objeções que seu público terá contra a sua oferta ou sua ideia

O seu papel é se antecipar às objeções e apresentar alternativas na sua COPY antes que a pergunta seja formulada na mente das pessoas.

8. Storytelling

Contar uma história é uma forma poderosíssima de exercer INFLUÊNCIA. Ela faz com que as pessoas prestem atenção em você e se conectem com você.

As histórias transmitem uma mensagem sem a arrogância de dizer para as pessoas o que elas devem pensar ou fazer. Elas dão liberdade para que tirem suas próprias conclusões.

Na sua COPY, conte uma história que crie identificação com o seu público. O ideal é que ele se veja dentro da história.

 

Há várias outras técnicas, além dessas oito apresentadas (de forma bem breve) para criar uma COPY que converte clientes. Que outras técnicas funcionam pra você?

Deixe seus comentários abaixo


Lilia Porto

Lilia Porto é criadora da TamaPitch e especialista em Video Marketing. Também é curadora de conteúdo do site O Futuro das Coisas. Twitter: @liliapcastro | Google+

Observações

  1. Muito Bom!!!
    Vou anotar para sempre lembrar desses pontos..
    Abraço

  2. Concordo com o Gustavo, é um excelente checklist, Lilia! :)

    • Obrigada Ana! Como vc falou é só um check-list rápido. Esse assunto se desdobra em muito mais conteúdo que será visto no curso. Gd abraço!

  3. muito bom.

    Sempre com excelentes posts

  4. Adorei suas dicas, Lilia! Obrigada por contribuir! :)

  5. Muito bom minha amiga Lilia, sempre com conteúdo relevante, o que dizer né? Vocè é muito boa no que faz, parabéns e sucesso para todos nós!

  6. Muito bom Lilia, saber estruturar mensagens que vendem é importantíssimo. Essa técnica é usada nas estratégias de marketing convencional há anos e são extremamente eficazes. Parabéns

    • Lilia Porto Diz: outubro 5, 2013 at 10:47 pm

      Olá Rodrigo! Na realidade há quase 1 século essas técnicas são utilizadas com muito sucesso! Obrigada por participar! Gd abraço!

  7. Muito bom Lilia, vou transformar essas suas dicas em um pocket texto ou num cartão para guardar no bolso, toda vez que for falar ou escrever dou uma revisada rápida para seguir essas dicas. Parabéns!

    • Oi Luiz, que bom! Foi só uma palhinha. Vamos aprofundar estas técnicas e outros conceitos e táticas no curso comecinho de outubro. Abraços!

  8. Legal Lilia,

    Essas são poderosas técnicas de comunicação que aplicadas de maneira correta podem gerar resultados extraordinários.

    Sucesso!

  9. Denivaldo Luz Diz: setembro 25, 2013 at 8:59 am

    Suas dicas me ajudam a fazer a avaliação do meu desempenho pessoal. Obrigado.

  10. Olá Lilia.

    Já faz alguns dias que este artigo está aberto na minha tela, esperando um bom momento para ser lido. Mas estou envolvido em muitas tarefas e sempre vou postergando! Mas curiosamente me peguei num dilema, leio agora ou apago de vez, olha que fazendo isto não se queixe de outros não valorizarem seu trabalho – me respondi.

    Como vejo sua dedicação em organizar os textos e a qualidade que eles têm, percebi que Lilia Porto valeria a pena, que não era gasto, mas investimento. E de fato foi instrutivo.

    Você é muito elegante em sua abordagem de marketing. Uma das mais discretas se comparada aos seus outros amigos. (Particularmente gosto mais deste estilo, a gente sabe o que está fazendo, mas não reluta contra, mantendo a confiança).

    Não sei como estarão as condições para participar de seu curso, mas gostaria de retribuir sua gentileza e elegância. Seria possível enviar a relação de links de seus vídeos para eu divulgar entre meu alunos e no meu blog? Ficarei honrado em poder contribuir de alguma forma, por isto, se houver algo que possa fazer, ficarei grato se me indicar.

    Att,

    Gerson Sena

    • Lilia Porto Diz: setembro 25, 2013 at 6:28 pm

      Olá Gerson! Fiquei extremamente feliz e honrada com seu comentário. Muito obrigada.

      Vou encaminhar pra você os links dos vídeos por email. Você também pode ir direto para o canal do YouTube e embedar o código na sua página web. Também ficarei honrada em poder contribuir com seus alunos.

      Grande abraço!
      Lilia

  11. Dicas valiosíssimas. Endereço já está salvo nos favoritos. Parabéns.

  12. Cara Lilia, boa noite

    Foi extremamente inspirador o seu artigo…
    Estou começando meu blog sobre publicidade e marketing e venho buscando repostas e inspirações para escrever.
    Seu artigo venho de encontro as minhas necessidades…

    Existe possibilidade de contar com sua colaboração em meu blog?
    Gostaria de seu retorno, dentro de suas possibilidades…

    Muito obrigado mesmo…

    Um grande abraço,

    Erivaldo Ribeiro

  13. Valiosíssimas dicas! Cada vez fico mais segura q escolhi o caminho certo..ensinar mais pessoas a proporcionarem os resultados q eu dou no meu trabalho,fazendo com que os dois lados fiquem satisfeitos. Grata.

  14. Valiosíssimas dicas! Parabéns! Indicarei vc nos meus cursos.

  15. Gostei bastante das dicas. Parabéns e sucesso.
    Já me inscrevi no youtube, ótimo.

  16. Legal Lilia!
    Sempre aprendemos muito com seus artigos.

    Saber aplicar essas técnicas de escrita e gatilhos mentais são extremamente eficientes para aumentar o relacionamento com as pessoas e por consequência gerar mais vendas.

    O segredo é saber usar esse processo no momento e na sequencia ideal para convencer a pessoa a agir para o objetivo que queremos seja venda, compartilhamento, comentário, etc.

    Vale recomendar o livro As Armas da Persuasão – Robert Cialdini.

    Abraços!

    • Lilia Porto Diz: março 20, 2014 at 10:43 pm

      Olá Claudio Roberto! Exatamente, a sequência dos argumentos é muito importante, além da autenticidade (ninguém aguenta pitch de vendas) e do real desejo de ajudar o potencial cliente.

  17. Excelente artigo Lilia! Parabéns!

  18. Ola Lilia, Boa noite.

    Poderia me indicar um bom profissional de Copywriting para reescrever algumas cartas de vendas de videos de Treinamento.

  19. Estou iniciando sobre o assunto (copywriting)e achei muito bom. Pretendo aplicar as técnicas para divulgação de meus produtos e serviços.

  20. Matheus Felter Diz: agosto 3, 2014 at 3:03 pm

    Olá! Meu nome é Matheus. :)
    Estou começando a estudar empreendimentos digitais pois tenho planos de conseguir viajar para Europa com minha namorada.
    Para quem tenta ganhar dinheiro trabalhando com Internet, tenho notado cada vez mais o quanto especialistas reforçam a importância do Copywriting.
    Ainda estou engatinhando, mas seu artigo me pareceu muito bom. Aproveitarei algumas dicas! 😀

    Parabéns, Lilia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *