8 estratégias para seus vídeos no Pinterest

Lilia Porto Comentários: 0

A rede social Pinterest, continua a crescer explosivamente e com isso aumentando a notoriedade das marcas que utilizam a plataforma, a maioria para compartilhamento de imagens temáticas.

Mas, desde que o Pinterest lançou o recurso do Video Pins em agosto de 2011, empresas que começaram a utilizá-lo já constatam o seu alto potencial para os vídeos.

Um exemplo é o da Lionsgate BeFit, empresa líder no mercado de DVD para fitness, que ao começar a postar vídeos no Pinterest obteve um engajamento disparado do público e maior click-through de seus vídeos. Em apenas cinco dias a Lionsgate viu a atividade no YouTube dobrar de 200,000 para 400,000 views.

Além de gerar tráfego para o YouTube, o Pinterest consolida-se como uma fonte de tráfego intenso. Um estudo da Shareaholic mostrou que o Pinterest gera mais tráfego para outros sites do que o Google+, LinkedIn e YouTube juntos.

O próprio Youtube lançou em Junho de 2012 seu canal oficial no Pinterest. O post publicado em seu blog oficial revela o entusiasmo: “desde que o Pinterest lançou o conceito do Video Pins ficamos animados para nos juntar à festa”.

Com este novo recurso, o Pinterest passa a ser uma plataforma essencial na estratégia do vídeo online para empresas. Mas, antes de começar a usar o Video Pins veja algumas estatísticas da rede.

  • A maioria dos usuários do Pinterest é do sexo feminino. Cerca de 60% são mulheres e 80% delas têm entre 25 a 54 anos.
  • De cada 100 acessos a sites de varejo nos Estados Unidos, quase quatro já têm como origem links fixados dentro de murais do Pinterest.
  • 21% dos usuários do Pinterest já compraram um produto que conheceram por meio das imagens compartilhadas.
  • De acordo com estudo da Shop.org, comScore e Partnering Group, os consumidores virtuais norte-americanos seguem em média 9,3 empresas de varejo no Pinterest, contra 6,9 no Facebook.
  • A pesquisa da Steelhouse indica que 59% dos usuários Pinterest compraram algum item on-line após visualizá-lo na plataforma, em comparação com apenas 33% dos usuários do Facebook.
  • Os brasileiros estão entre os usuários mais empolgados na América Latina. Pesquisa da comScore mostra que 28% dos visitantes do site são brasileiros.

Estes números sugerem que as empresas podem ir além de fotos e imagens e explorar o recurso dos Videos. Aqui estão oito estratégias para tirar o máximo de proveito do Pinterest para seus vídeos e melhorar a experiência dos usuários ao assisti-los.

1.     Temas e não promoção de produtos

O Pinterest está centrado em torno de interesses (interests). O Repinly, diretório do Pinterest fornece estatísticas sobre os pins, fóruns e temas e nos dá uma visão de como alcançar públicos-alvo nesta rede. As categorias mais populares são Gastronomia, Arte & Design, Casa & Decoração, Moda, Beleza, Estilo de Vida, Kids e Viagens.

Focando ou não uma dessas categorias, você pode criar boards (murais) com vídeos e imagens relevantes para a sua marca. O Pinterest recomenda que você crie alguns boards que cubram uma ampla gama de interesses, em vez de manter apenas um board dedicado a um único tema.

Caso você não use vídeos produzidos especificamente para seu produto, faça uma curadoria e selecione vídeos que ecoam aos temas o qual você ou sua marca fazem parte.

Você também pode combinar vídeos e imagens. Grant Crowell, escritor e analista de marketing, sugere, por exemplo, colocar a imagem de um produto estrategicamente ao lado de um vídeo que faz a demonstração do produto. Segundo ele, o merchandising combinado de imagens e vídeos revela-se mais influente com os usuários.

Apenas não deixe que vídeos antigos ou ultrapassados permaneçam em seu board. Faça esta curadoria de forma permanente. Opte sempre pelos vídeos mais populares e mais recentes. Crowell também sugere que você crie o seu próprio título e uma descrição (veja mais adiante estes dois pontos) em vez de duplicar o que aparece na página do vídeo original, de modo a não parecer “spammy”.

2.     Thumbnail é essencial

O thumbnail, aquela imagenzinha quadrada que você clica, é a primeira impressão do seu vídeo. É o que chama atenção dos usuários e é o que determina se o seu vídeo será clicado ou não.

Escolha uma imagem de impacto que represente o conteúdo do vídeo e também seja atraente para os usuários do Pinterest. Faça um tour pelo Pinterest para ver que tipos de imagens estão dando certo.

Para criar o seu thumbnail você pode utilizar o Vimeo ou se inscrever no programa de Parceria YouTube (que é gratuito). Assim você pode customizar os thumbnails que aparecem em seus vídeos. O YouTube permite três opções de imagens. O Vimeo oferece uma solução melhor onde você pode enviar seu thumbnail personalizado, deixando o controle de qualidade em suas mãos.

Há apenas um problema: quando o Pinterest puxa o thumbnail para a plataforma, é colocado aquele botão “play” padrão bem no meio da imagem. Por exemplo, se você colocar seu rosto no meio do thumbnail, ele será escondido por este botão. Certifique-se de que este botão não irá obscurecer o que é importante que seja visto.

3.     Opte por vídeos curtos no Pinterest

Pinterest tem um conceito de navegação rápida, portanto não devemos esperar que os usuários assistam um vídeo de 30 minutos. Verifique se o seu vídeo é rápido e direto ao ponto.

Antes de postar um vídeo mais longo no Pinterest, teste-o em outros canais para ter certeza de que é interessante o suficiente para fazer os usuários do Pinterest pararem para assistí-lo. Uma regra nesta rede é oferecer diversas opções de vídeo de curta duração.

4.     Informações claras sobre o conteúdo do vídeo

O título, a descrição e as tags do seu vídeo são especialmente importantes no Pinterest, pois os usuários ainda não estão muito habituados a clicar nos vídeos. Eles estão muito mais familiarizados com imagens e pequenos textos.

Portanto, não deixe o campo de descrição em branco. Procure dar indicações sobre a trajetória narrativa de seu vídeo e benefícios em assisti-lo. Descreva para as pessoas aquilo que podem esperar antes de clicarem no vídeo. Mesmo com um thumbnail atraente e um assunto relevante, as pessoas continuam a ler o campo de descrição de um vídeo para se certificar de que vale a pena gastar tempo.

5.     Adicione anotações em seus vídeos para aumentar engajamento

As anotações são uma maneira simples de fazer os seus vídeos ficarem mais interativos e envolventes, e também podem guiar ou sugerir ações para os espectadores após terem assistido o vídeo. Debbie Hemley, consultora em mídia social, orienta que estas anotações devem dizer ao visitante para “Pin este vídeo no Pinterest” ou fornecer um link para o seu perfil no Pinterest.

Na página de Anotações de Vídeo do YouTube veja que você pode usar as anotações para: adicionar informações sobre o vídeo; criar histórias com várias possibilidades (os espectadores clicam para escolher a próxima cena) e vincular vídeos, canais ou resultados de pesquisa do YouTube a partir de um vídeo.

6.     Adicione os botões “Pin-It” e “Follow Button” próximos ao seu vídeo

Você pode incluir o botão “Pin It” em seu site ou blog para convidar seus leitores a fixar (Pin) o seu trabalho nos boards deles no Pinterest. Você pode colocar este botão próximo às suas imagens e vídeos, da mesma forma do “Like” do Facebook.

Não é tão simples dar um “Pin It” para um vídeo como é para uma imagem. Para embedar um vídeo no Pinterest você deve seguir estes passos:

  1.  Lá no Pinterest, pressione o botão “+ Add” que fica no canto superior direito da página.
  2.  Selecione “Add a Pin” (Adicione um Pin).
  3.  Digite o endereço URL do vídeo.
  4.  Clique no botão “Find Images” (Pesquisar imagens).
  5.  Em seguida, selecione em qual dos seus ‘boards’ pretende fixar o vídeo.
  6.  Clique em “Pin It”.

Você também pode adicionar o botão de seguir (Follow Button) do Pinterest e colocá-lo logo abaixo do vídeo. O Pinterest explica como fazer: selecione uma das três opções possíveis. Em seguida, copie o código HTML do botão selecionado e cole em seu site onde você quer que ele apareça.

7.     Incentive seu público a usar o Pinterest

Apesar do Pinterest estar crescendo rapidamente, ainda é uma plataforma relativamente nova para os brasileiros. Principalmente em relação ao Video Pins, é necessário você educar o seu público.

Escreva um post explicando para o seu público o que é o Pinterest e como usá-lo para compartilhar e organizar o conteúdo que eles apreciaram nos boards. Explique-os como usar e instalar o botão “Pin It”.

Outra técnica é compartilhar no Facebook e no Twitter tudo o que você colocar no Pinterest, pois são plataformas para interações diárias com a sua audiência.

8.     Repin para construir uma rede de seguidores

De acordo com as melhores práticas do Pinterest, republicar (Repin) vídeos e imagens de outros usuários é realmente a melhor maneira de você construir uma rede de seguidores.

Procure encontrar os influenciadores no Pinterest relacionados à sua área de atuação, siga-os e inclua os vídeos deles em seu boards. Apenas, notifique-os sobre isso na seção de comentários de seus Pins originais.

Estas são as oito estratégias para as empresas que querem se destacar e captar a atenção dos usuários no Pinterest por meio dos vídeos.

Vídeo Bônus:

Selecionei um excelente vídeo-aula da minha colega Ana Paula do VídeoAula By Ana, que explica como o Pinterest pode ser uma ferramenta de pesquisa muito útil. Clique aqui para assistir.

Você já encontrou uma forma de usar vídeos no Pinterest? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor

Lilia Porto

Lilia Porto é fundadora da TamaPitch e da Video Marketing Academy. Twitter: @liliapcastro | Google+

Comente e Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Termos de uso

Cadeado - Termos de uso

Política de Privacidade

Mídias Sociais

Se você gostou da proposta da Tama Pitch e também quer apoiar, compartilhe em suas redes sociais usando os botões abaixo.


Copyright® 2012 – Tama Pitch . Todos os direitos reservados.