3 estratégias simples para começar o Video Marketing na sua empresa

3 estratégias simples para começar o Video Marketing na sua empresa
28 ago 2014

Algumas empresas que investem massivamente em vídeos começaram investindo pouco, mas usando as estratégias certas.

Se você quer começar a usar o Vídeo no seu marketing digital, existem algumas estratégias que funcionam muito bem, mesmo com um orçamento limitado.

Neste post, mostro 3 estratégias que oriento clientes de diferentes segmentos de mercado dispostos a começar a investir em Video Marketing.

Por que o Vídeo?

As pessoas se sentem muito mais confortáveis para fazer negócios com uma empresa quando conhecem as pessoas que estão por trás.

Atualmente, nada cria tanta conexão e proximidade com o público quanto o vídeo. Ele engaja a audiência como nenhum outro formato de comunicação.

É por isso que de acordo com a ComScore, 64% das pessoas ficam mais propensas a comprar um produto depois de assistir um vídeo.

O vídeo também permite que você compartilhe conhecimento mostrando o seu “lado humano”. Se você tem paixão pelo que faz, o vídeo lhe permite compartilhar essa paixão e atingir muito mais pessoas que estariam fora do seu alcance normalmente.

Qual o seu Objetivo?

shutterstock_178252199

Antes de seguir para as 3 estratégias, pense no principal objetivo que você gostaria de alcançar com vídeos específicos.

Aqui estão algumas possíveis metas para os seus vídeos:

1. Aumentar a sua exposição ou a visibilidade da sua marca
2. Atrair tráfego para seu site
3. Aumentar a quantidade de assinantes da sua Newsletter ou Blog
4. Gerar mais Leads
5. Ajudar os clientes a aprender novas habilidades
6. Ensinar os Leads e Clientes a usar o seu produto ou serviço
7. Fornecer informações para minimizar as solicitações à área de suporte.

Tenho visto alguns empresários entusiasmados criarem vídeos de forma aleatória, com base nas primeiras ideias que surgem em suas cabeças, mas sem qualquer definição clara dos objetivos.

Então, em vez de cometer esse tipo de erro, que custa caro e é decepcionante, pergunte-se antes o que você quer alcançar com os seus vídeos.

As 3 estratégia que veremos mais adiante, podem se concentrar em uma dessas metas acima ou em todas elas.

Conheça o Público Antes

shutterstock_208593685

Com uma estratégia de vídeo, você garante que seus vídeos serão relevantes e úteis para o seu público.

Para que o conteúdo seja relevante e útil, é preciso ter um bom entendimento do seu público-alvo.

Quanto mais você conhecer as pessoas que você quer impactar, mais provável que você entregue a mensagem certa, no tom certo.

Por exemplo, o tom de um vídeo alvejando homens jovens será diferente para um vídeo que tem como alvo homens mais velhos.

Descubra quais são as necessidades do seu público, seus sonhos e desejos, seus problemas e frustrações, e como você pode resolver esse problema e ajudá-los a alcançar a transformação que desejam.

Estratégia #1: Ter um Blog

shutterstock_183778448

Um blog é um ativo valiosíssimo para uma empresa, independente do porte e do segmento de atuação.

Costumo dizer que, em essência, se cria um blog para ajudar pessoas e não para vender ou falar de produtos. Mas o blog lhe permite identificar necessidades do seu público e você naturalmente acaba desenvolvendo soluções para ele.

Pesquisas mostram que 81% das pessoas confiam nas informações que lêem nos blogs, e 61% dos usuários de Internet realizaram pelo menos uma compra com base na recomendação de um blogueiro.

A relevância e a qualidade dos conteúdos publicados num blog lhe possibilitam construir uma comunidade que aprecia as suas opiniões e lhe posiciona como autoridade numa área específica.  Isso ajudará também a aumentar o seu tráfego.

Ter um blog é estratégico para o Vídeo Marketing e a sua principal tarefa será escolher os temas dos seus vídeos de acordo com o público que você quer atingir.

Que tipos de vídeo você deve focar primeiro?

Sugiro começar com vídeos de baixo custo e risco. Isso significa começar com algo mais simples e que atraia a atenção do público.

Vídeos How-to e Tutoriais:

Você pode ensinar seu público a fazer algo ou resolver algum problema. Um tipo de vídeo fácil pra você fazer é explicar alguma coisa usando um quadro branco. Como exemplo, tem a MOZ, maior empresa de SEO do mundo que toda sexta-feira cria um vídeo para explicar algum assunto, o Whiteboard Friday. É algo bem simples de se fazer e tem um resultado muito bom.

Pelo YouTube e outras redes sociais, você também pode distribuir seu conteúdo em vídeo para ampliar o alcance e atrair mais público.

Por último, mas não menos importante, a sua estratégia de vídeo deve ter uma frequência regular, seja uma vez por semana ou uma vez por mês. O ciclo é: criar um vídeo, publicar, analisar os resultados, usar os feedbacks para interagir e fazer outro vídeo, e depois outro, e depois outro!

Estratégia #2: Capturar Leads com uma Oferta em Vídeo

shutterstock_155783183

No ebook “Como Usar o Vídeo em todo o seu Funil de Vendas”, recomendamos para a primeira etapa do Topo do Funil que se crie uma oferta desejável para capturar Leads.

O Topo do Funil é onde ocorre o primeiro contato com o seu público. No topo, na etapa “Descoberta e Aprendizado” é crucial prender a atenção das pessoas que chegam ao seu site ou blog para que elas passem para o próximo estágio e se tornem Leads.

Para isso, elas precisam deixar seus dados de contato, como nome e e-mail, e assim, entrarem na sua Lista. E, normalmente, os visitantes só deixam seus dados quando encontram conteúdos interessantes e desejam continuar recebendo atualizações.

Para converter visitantes em Leads, pense em algo que os seduzam. Crie uma isca desejável para que eles se motivem a deixar seus dados de contato. 

A vantagem de obter os dados é que você pode começar a aprofundar um relacionamento com eles.

Você não precisa investir numa produção sofisticada pra esse vídeo-isca. Faça algo simples, com custo baixo. Um vídeo simples, mas repleto de informações úteis é uma oferta valiosa para capturar Leads.

Por exemplo: se você vende móveis para escritório, uma oferta atraente seria oferecer um vídeo que explicasse “Os três erros comuns que as pessoas cometem ao comprar uma cadeira de escritório e como evitar estes erros”.

Estratégia #3: Preencha as Lacunas com Vídeos

shutterstock_135021812

É possível e altamente recomendável usar o vídeo para explicar alguns gargalos complicados que as pessoas normalmente têm dificuldade em entender.

Muitas vezes seu potencial cliente não sabe como funciona o produto que você está oferecendo. Se você cria um vídeo, explicando como funciona, fica mais fácil a pessoa entender e ficar interessada. É um tipo de vídeo bem importante para os potenciais clientes que estão quase no final do funil, prontos para comprar de você.

Identifique as lacunas existentes, procurando responder:

O que nossos clientes sempre perguntam que poderia ser respondido em um vídeo?

Sua equipe de atendimento ao cliente pode ter boas sugestões de gargalos.

Tipos de vídeos para essa estratégia:

Vídeos Instrutivos: Proporcionam aos potenciais clientes informações sobre seu produto/serviço e procedimentos, para que não precisem entrar em contato com você ou sua equipe de vendas. 

Vídeos Demonstrativos (demos): Demonstram como o seu produto/serviço é usado.

Vídeos FAQ (Frequently Asked Questions): Vídeos para responder as “Perguntas Mais Frequentes”. O ideal é fazer um vídeo curto para cada pergunta.

O vídeo não substitui o contato pessoal, mas ele pode reduzir custos de atendimento e de suporte e padronizar as informações que você quer transmitir para clientes e potenciais clientes.

Conclusão

Essas 3 estratégias de Vídeo Marketing podem ser implementadas por qualquer empresa, independente do seu porte. É perfeitamente possível gerar resultados com vídeos mesmo com um orçamento limitado, priorizando 3 aspectos:

1. Definição do seu principal objetivo com os vídeos que serão produzidos

2. Conhecimento profundo do seu público

3. Qualidade e relevância dos conteúdos

Agora, eu gostaria de saber o que você achou destas 3 estratégias. Você considera fácil adotá-las na sua empresa? Quais os obstáculos para não implementar?

 

Deixe seus comentários abaixo


Lilia Porto

Lilia Porto é criadora da TamaPitch e especialista em Video Marketing. Também é curadora de conteúdo do site O Futuro das Coisas. Twitter: @liliapcastro | Google+

Observações

  1. Olá Lilia, muito bom! Mantendo sua tradição de bons artigos, gostaria de gravar vídeo de planilha de excel, tem algum programa pra usar? gravo com a câmera na tela? Abraço,Alberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *