2 Táticas Psicológicas para Construir Credibilidade

2 Táticas Psicológicas para Construir Credibilidade
06 set 2013

Como você pode provar que é uma pessoa crível, mesmo que ainda não tenha estabelecido reputação no seu nicho de mercado ou ainda não tenha conquistado expertise?

Neste post, vamos falar de duas táticas psicológicas para você construir credibilidade junto aos seus leitores, clientes e potenciais clientes.

Essas duas táticas a gerar a confiança das pessoas e com isso abrir caminho para você gerar mais conversões e vendas no futuro.

1. NÃO Compre Meu Produto

dinheiro de volta

Uma das formas mais efetivas de você construir credibilidade é abrir os olhos de um potencial comprador que não precisa do seu produto ou que não vai se beneficiar com ele.

Isso significa ir contra seus próprios interesses. Significa colocar o interesse do outro na frente do seu.

Por exemplo: Digamos que você esteja vendendo um curso online avançado de xadrez. É possível que jogadores iniciantes criem interesse e queiram comprar o seu curso.

Você venderia pra eles?

Não! Claro que não! Você diria para não comprarem. Este é um curso avançado, não é o melhor pra eles.

Essa seria a atitude mais acertada que você poderia fazer para clientes “fora do perfil”. Você não quer pessoas investindo num produto que não vai solucionar o problema delas.

E o que você ganha em recusar vendas?

Ganha credibilidade instantânea das pessoas.

Elas perceberão que você está comprometido com os resultados delas.

Você sabe que seu produto só funciona para um certo público. Então, como o seu curso poderia funcionar para todos os jogadores de xadrez? Isso é impossível! Tornaria a sua oferta desacreditada!

Com a tática da recusa você posiciona o seu produto e se posiciona de forma honesta. E, como você sabe, honestidade constrói credibilidade.

2. As Pessoas Acreditam em Informações e Números Precisos

3. Provas

A especificidade é um dos mais poderosos gatilhos psicológicos. Quando somos específicos e precisos na nossa explicação, as pessoas tendem a acreditar no que afirmamos.

Se você afirma “Administradores de shoppings centers de todo o País usam e recomendam o meu software de gestão“, isso soa como propaganda típica para vender um produto.

É uma declaração tão genérica que provavelmente o comprador nem leia o restante da sua mensagem ou interrompa o seu vídeo.

Mas se você diz: “De cada 100 shoppings centers do País, 84 usam e recomendam o meu software de gestão“,  agora parece ser mais crível. O consumidor tende a pensar que foi feita uma pesquisa séria e que 84% foi o resultado.

Quando as pessoas percebem que certas declarações são exageradas ou típicas de publicidade, essas afirmações tendem a ser vistas como duvidosas.

Pesquisas conduzidas na Universidade de Ohio e Columbia Business School, revelam que números precisos demonstram mais credibilidade.

As pessoas ACREDITAM em números precisos!

Uma dica: é melhor expressar os números em termos absolutos e não em porcentagens.

Por que?

PORQUE os números implicam pessoas ou fatos mais reais.

Por exemplo: ao ouvirmos essa notícia “2% da população pode sofrer desse tipo de doença” parece ser um dado insignificante, mas se ouvimos que “2 pessoas em cada 100 podem ter a doença“, o cérebro imagina duas pessoas reais sofrendo.

Bom: 90% dos nossos clientes consideram o nosso serviço “excelente”

Melhor: 9 em cada 10 clientes consideram o nosso serviço “excelente”

Há um outro benefício disso também: para transmitir informações precisas você tem que pesquisas, investigar, estar bem informado. A precisão projeta você como um expert em seu produto.

E se puder, quando fizer uma declaração, ofereça PROVAS!

Em vez de compartilhar apenas sua experiência pessoal, dizer o que você acha, respalde suas mensagens e suas afirmações com provas.

Você pode usar por exemplo “Estatísticas” e outras provas como “depoimentos de clientes”.

Fornecer provas, deixa a sua mensagem ainda mais crível.

Então estas são as duas táticas para construir credibilidade:

1) colocar os interesses dos seus potenciais compradores acima do seu,

2) ser específico e oferecer provas.

Se você acha que esse post pode ser útil para algum amigo, por favor envie um email para ele com o link desse post. 

Gostaria que você deixasse um comentário abaixo pra eu saber como você está planejando usar estas 2 táticas para construir sua credibilidade.

Deixe seus comentários abaixo


Lilia Porto

Lilia Porto é criadora da TamaPitch e especialista em Video Marketing. Também é curadora de conteúdo do site O Futuro das Coisas. Twitter: @liliapcastro | Google+

Observações

  1. Olá Lilia, bom dia!

    Saudades de Fortaleza.
    Estive aí de 2009 até abril de 2011.

    Muito pertinente o seu post, faz parte de estratégias psicológicas que temos visualizado em artigos de vários blogueiros, tanto daqui como lá de fora. Estou preparando meus primeiros posts e,certamente, estarei utilizando estas estratégias, aliás, já comentados por você em outros vídeos, aqueles dos gatilhos mentais (lembro do Seiti Arata).

    No mundo corporativo tão competitivo de hoje, respeito e credibilidade não ocorre por acaso nem de forma imediata. E por falar nisso… estou ainda na fase inicial do projeto de criação de videos, contudo, tem um assunto que tem me preocupado, até mesmo por falta de experiência anterior. É a preparação do roteiro. Ainda vamos nos falar a respeito, já que você domina muito bem esta matéria.

    Abraços!

    Orozimbo
    Curitiba/PR

    • Lilia Porto Diz: setembro 6, 2013 at 1:58 pm

      Olá Orozimbo! Obrigada pelo seu comentário. Em relação ao roteiro isso será contemplado no treinamento que darei agora em Setembro sobre conversão. Abraços! Lilia

  2. Olá Lilia,

    Ótimo post, com certeza essas duas táticas são bem precisas. Os clientes/leitores gostam de materiais que sejam embasados em algo e que tragam confiança. A partir de agora estarei mais atento a essas colocações na hora de escrever.

    Grande abraço!

    Leonardo Souza
    Porto Velho/RO

    • Lilia Porto Diz: setembro 6, 2013 at 2:39 pm

      Isso Leonardo. Fica mais crível quando a gente respalda nossa mensagem (seja em texto ou em vídeo) com informações e números precisos. Grande abraço!

  3. José Aldair Merlo Diz: setembro 6, 2013 at 2:16 pm

    Gostei muito destas dicas, agora é hora de colocar em prática! Obrigado pelas informações e parabéns pelo seu trabalho genial!!

  4. Alberto Menta Simonsen Nico Diz: setembro 6, 2013 at 3:18 pm

    Muito bom o texto! Sem dúvida, a confiança é indispensável para a consolidação do sucesso!

  5. Artigo excelente como sempre, Lilia Porto de Castro! Muito bom comentar sobre aspectos psicológicos dentro de nossas interações, sejam elas sociais ou de compra/venda, afinal o ser humano toma decisões através de vários aspectos e experiências passadas dentro de sua vida.

  6. Maravilhosas dicas! Vamos fazer o lançamento de um produto, estamos preparando alguns vídeos e essas dicas chegaram no momento certo, aliás, já estamos usando várias das suas dicas. Obrigado! Sucesso, sempre!

  7. Sandra Guido Diz: setembro 8, 2013 at 10:53 pm

    Lilia, Boa Noite!
    Apesar de “ainda” não está inserida no mercado empreendedor, venho me preparando para esta nova mudança profissional na minha vida, onde você tem surgido como um porto seguro e fonte inspiradora de novos aprendizados.
    Obrigado por nos presentear com excelentes artigos e orientações, sempre atuais e de grande valia, seja para nossa vida profissional, seja para a pessoal.
    Um abraço.

  8. Ricardo Franco Diz: outubro 19, 2013 at 1:19 pm

    Lilia, parabéns.
    Seu material é pra lá de ótimo.
    Serei um frequentador assíduo do seu site e desde já um cliente em potencial.

    • Lilia Porto Diz: outubro 19, 2013 at 1:39 pm

      Olá Ricardo!Que ótimo! Começamos um novo curso em vídeo, mas já encerrei as matrículas dessa turma, para ficar um grupo pequeno de 100 pessoas e ser possível dar o máximo de atenção e manter alta qualidade de aprendizado. Se você tiver interesse em participar da próxima turma, seria bom se increver aqui: http://www.aaltainfluencia.com – Um forte abraço! Lilia

  9. Margarida Carvalho de Alencar ( Gaidô ) Diz: novembro 13, 2013 at 5:07 pm

    Lília,a cada dica aprendo mais e me interesso pelo curso.Parabéns,vc foi precisa e objetiva e fundamentou muito bem o tema.Avante! Sucesso!Um grande abraço.Gaidô

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *